Ponto Cultural CDL convoca artistas para renovação de painel
O edital contempla artes como grafite, pintura manual ou técnica similar e oferece cachê de até R$ 25 mil. A ação integra as comemorações de 65 anos da CDL/BH, entidade mantenedora do centro de memória

O Ponto Cultural CDL, equipamento que integra o Circuito Liberdade, abriu edital convocatório para renovação do painel da Galeria Rampa, estrutura que compõe o acervo do centro de memória e apresenta um olhar artístico de Belo Horizonte e do setor de comércio e serviços. A convocação é válida para artistas e/ou coletivos que atuem na capital mineira e está aberta até o dia 30 de abril.
A renovação contempla os 65 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), entidade mantenedora do Ponto Cultural CDL, e terá como tema “Comércio, Empreendedorismo e Belo Horizonte”. A nova intervenção deve ser realizada em grafite, pintura mural ou técnica similar.
“A ideia é, além de atualizar o acervo da exposição permanente, oferecer a Belo Horizonte um novo olhar para a cidade e também valorizar os artistas locais”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
O cachê oferecido ao artista selecionado é de até R$ 25 mil, incluindo materiais e equipamentos necessários à execução da pintura mural e/ou técnica similar.
Sobre o Circuito Liberdade
O Circuito Liberdade nasceu em 2010 por meio de uma ação inédita e inovadora do Governo do Estado de Minas Gerais. Em parceria com a iniciativa privada, os prédios históricos situados em torno da Praça da Liberdade, antes ocupados pela administração pública, passaram a ser espaços voltados para a arte, a cultura e a preservação do patrimônio.
De lá para cá, o Circuito transbordou a Praça da Liberdade e ampliou seu raio de atuação integrando novos centros culturais e também empreendimentos turísticos, educativos e criativos localizados no perímetro da Avenida do Contorno, que corresponde ao projeto original da criação de Belo Horizonte.
Informações para participação
Cronograma:
Inscrições: até dia 30 de abril de 2025.
Divulgação do(s) artista(s) selecionado(s): 15 de maio de 2025.
Execução da Intervenção: 10 a 18 de junho de 2025.
Inauguração: a partir de 28 de junho de 2025.
Requisitos:
Ser residente e domiciliado no município de Belo Horizonte.
Apresentar um portfólio com pelo menos três intervenções artísticas realizadas em espaços urbanos.
Ser maior de 18 anos.
Apresentar croqui da obra para espaço destinado de 22,9 m X 4 m.
Inscrição:
Gratuita e exclusivamente online, pelo site www.cdlbh.com.br
É necessário enviar formulário, portfólio e croqui da obra proposta no ato da inscrição. Podem ser enviadas até três propostas de intervenção artística por artista individual ou coletivo.
Seleção:
As propostas serão avaliadas observando-se os seguintes requisitos:
Conformidade com o tema.
Originalidade, criatividade e qualidade técnica.
Ineditismo da obra, que não deverá ter sido publicada, impressa ou apresentada anteriormente.
Experiência comprovada.
Não serão avaliadas propostas em desacordo com a temática proposta.
Direitos autorais:
A obra criada será de propriedade da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), incluindo todos os direitos patrimoniais e autorais que incidirem sobre a intervenção artística.
Pagamento:
50% após a assinatura do contrato e início da execução da intervenção artística.
50% após a conclusão da intervenção.
Formulário de inscrição: Link
Mais informações e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: pontocultural@cdlbh.com.br e pelo telefone: (31) 99582-1535
Qual é a sua reação?






